UTFPR - CP - IUT

IUT - Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica

Sobre

Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica tem como missão abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nos quais a tecnologia representa alto valor agregado. O objetivo geral da IUT é acelerar o processo de criação de micro e pequenas empresas aumentando suas chances de sobrevivência na sociedade, gerando emprego e renda, a fim de ajudar na promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável.

Pode-se afirmar que as incubadoras empresariais operam no mesmo sentido das incubadoras existentes em hospitais, e que asseguram as funções vitais de recém-nascidos com problemas específicos. Elas também proporcionam inúmeros benefícios para o nascimento, desenvolvimento e consolidação de novas empresas. A Incubadora da UTFPR – Câmpus Cornélio Prócópio atua em duas modalidades: pré-incubação – denominado hotel tecnológico – e incubação de empresa.

O Hotel Tecnológico (HT), inaugurado em 2003, caracteriza-se como uma pré-incubadora e tem como objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos de alunos, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica e externa, apoiando-os em seus primeiros passos, tendo como prioridades: formação empresarial; estimular a postura empreendedora; incentivar a criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica e aproximar o meio acadêmico do mercado. Neste espaço, os empreendedores desenvolvem as bases de seu empreendimento sem ainda ter a empresa aberta juridicamente. Por um período de até dois anos, estas equipes recebem consultorias nas áreas financeiras, plano de negócios, jurídica e de marketing para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado, além de suporte com suprimentos, treinamentos, assessoria psicológica e espaço físico.

A Incubadora, inaugurada em 2008, é um mecanismo de apoio do PROEM que dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos na pré-incubação, acolhendo empresas oriundas da comunidade interna e externa, contemplando áreas de atuação dos diversos Câmpus da UTFPR. O grande diferencial da Incubadora é localizar-se dentro de uma entidade promotora e criadora de tecnologia, com infraestrutura própria e sólida, podendo agregar pesquisadores aoseu banco de serviços. A IUT tem atuação setorial de acordo com as singularidades regionais, voltadas a áreas de notório saber da Universidade e de específico desenvolvimento, como: mecânica, software, elétrica, automação, biotecnologia, etc.

O prazo máximo da fase de incubação é de até dois anos, podendo ser prorrogado por mais um, salvo áreas específicas, as quais exigem um tempo de maturação tecnológica maior.

felipehmanfio@utfpr.edu.br
(43) 3520-4067 ou 3520-4068
Rua do Expedicionários, 568, Cornélio Procópio - PR
felipehmanfio@utfpr.edu.br
(43) 3520-4067 ou 3520-4068
Rua do Expedicionários, 568, Cornélio Procópio - PR
Buzz Marketing