Encontro entre Alunos de Engenharia da Computação e empreendedores

Com objetivo de difundir o empreendedorismo na UTFPR, a Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio realizou no dia 20 de maio de 2015 um encontro entre os alunos do 2º e 3º período do Curso de Engenharia da Computação, através da disciplina do Prof. Dirceu Casa Grande Junior, e empreendedores incubados.

Os empreendedores Rafael do Prado Ribeiro da LookPlace e Fernanda Araújo da GEMPE (www.gempe.com.br), falaram sobre suas motivações, projetos e expectativas. Ambos escolheram a UTFPR para sua formação acadêmica e atualmente atuam como empresários dentro da incubadora. Detalharam suas trajetórias e conquistas alcançadas, passando pela entrada no Hotel Tecnológico, viagem ao Vale do Silício, Prêmios recebidos e Participação em Eventos, entre eles:

• 10 BR New Tech
  • Google Developers Startup Launch
  • Google Community Summit
  • TNW Conference
  • Startups Weekend
  • Cafetec
  • Case 2014
  • The Next Level Apps 2014
  • Primeiro Lugar Hackathon RIA Festival 2014
  • VIII Feira da Ideia na UTFPR
  • Participação do Hackathon Ford
  • Meetup – Google Business Group (GBG)

Durante a apresentação, os empreendedores ressaltaram a importância do acadêmico se dedicar ao seu sonho e apresentaram ações que o programa de empreendedorismo da UTFPR realiza para a disseminação da cultura empreendedora no câmpus, convidando os alunos a participarem das ações realizadas pelo programa. Na sequência apresentaram seus projetos, incluindo o Report City (www.reportcity.com.br), ferramenta onde é possível reportar problemas urbanos, identificar os principais pontos onde os problemas ocorrem e manter um canal de comunicação entre os órgãos públicos e a população.

O Coordenador da Incubadora de Inovações Felipe Haddad Manfio, realizou a abertura do evento com a apresentação do processo de seleção, das fases de incubação, definições e ações realizadas. Destacou que a incubadora é um Mecanismo de Apoio ao PROEM e que o empreendedor deve enxergar uma oportunidade, gostar de “encrenca”, acreditar no impossível, ter brilho nos olhos e vontade de fazer. Ao final convidou os alunos para conhecerem as estruturas físicas da incubadora e seus projetos.

Durante a visita foram recebidos pelo Empresário Eric Araújo da ToastySoft, que falou sobre a sua trajetória e demonstrou seu produto o Famintoo.com, site onde é possível acessar os cardápios de lanchonetes, restaurantes, pastelarias, pizzarias e cachaçarias de Cornélio Procópio e região. Na sequência, apresentado pelo Prof. José Augusto Fabri, conheceram o Laboratório de Empreendedorismo e Inovação, que possui o objetivo de realizar ações visando a criação de novos instrumentos para a qualificação de empresas/empreendedores utilizando técnicas inovadoras. Ao final conheceram a Área 42, laboratório orientado pelo Prof. Alexandre Rossi Paschoal, onde Alessandro Queiroz falou do trabalho desenvolvido pelo laboratório focado no Desenvolvimento de Tecnologias, Inovação e Melhoramentos.