Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica

Inaugurada em 2008, é um mecanismo de apoio do PROEM que dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos na pré-incubação, acolhendo também empresas oriundas da comunidade externa, contemplando áreas de atuação dos diversos Câmpus da UTFPR.

Nossa Missão

A IUT tem como missão abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nos quais a tecnologia representa alto valor agregado. O objetivo geral da IUT é acelerar o processo de criação de micro e pequenas empresas aumentando suas chances de sobrevivência na sociedade, gerando emprego e renda, a fim de ajudar na promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável.

Diferências

O grande diferencial da Incubadora é localizar-se dentro de uma entidade promotora e criadora de tecnologia, com infraestrutura própria e sólida, podendo agregar pesquisadores ao seu banco de serviços. A IUT tem atuação setorial de acordo com as singularidades regionais, voltadas a áreas de notório saber da Universidade e de específico desenvolvimento, como: mecânica, software, elétrica, automação, biotecnologia, etc. Em 2017, a IUT foi posicionada entre as 10 melhores incubadoras do Estado do Paraná, segundo os dados do U.B.I Global. Em 2018, a Incubadora recebeu a certificação CERNE 1 conferido pelo Instituto Chirstiano Becker de Estudos Sobre desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação.

Capacitação empresarial nas áreas de gestão, mercado, capital, tecnologia e comportamento empreendedor.

Consultoria e assessoria nas áreas de gestão, mercado, capital, tecnologia e comportamento empreendedor.

Network: Apoio na participação de eventos, como feiras, workshops e rodadas de negócio.

Infraestrutura e suporte operacional: recepção, segurança, serviços de limpeza, materiais de expediente e reprografia, Ambiente para reuniões e treinamentos, espaço de incubação apenas para empresas residentes, estacionamento.

Sistema de Qualidade: Disponibilização do sistema Bússola para auxilio na gestão do empreendimento, com indicadores de desempenho e grau de maturidade.

Suporte Tecnológico: intermediação de negócios tecnológicos entre as empresas incubadas e outras empresas e ICTIs parceiras.

Benefícios para o nascimento, desenvolvimento e consolidação

O processo de incubação ocorre por meio de duas modalidades: I. Residente II. Não residente. Na modalidade não residente, a empresa não dispõe de um espaço físico na IUT, mas pode utilizar outros benefícios, como qualificações, assessorias e consultorias.

A seleção de empreendimentos é realizada de acordo com as regras estabelecidas em editais específicos de Incubação, disponibilizados em Processo Seletivo.

O prazo de incubação é de até um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses.

PROEM

O PROEM - Programa de Empreendedorismo e Inovação, criado em 1997, tem como objetivo geral possibilitar aos alunos, servidores e egressos da UTFPR, bem como à comunidade externa o acesso aos programas, eventos e ações de empreendedorismo e inovação. O Proem atua na disseminação da cultura empreendedora, contribuindo para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica.

Para alcançar seu objetivo, o Programa de Empreendedorismo e Inovação estão previstos mecanismos e estruturas institucionais, como a Incubadora de Inovações Tecnológica, Aceleradora de empresa, Empresa Junior e o Parque Científico e Tecnológico.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná é a mantenedora do PROEM e de seus mecanismos e estruturas institucionais, proporcionando dentro dos limites legais, os recursos necessários ao seu funcionamento.

Hotel Tecnológico (HT)

O Hotel Tecnológico (HT), inaugurado em 2003, caracteriza-se como uma pré-incubadora e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de alunos, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica e externa, apoiando-os em seus primeiros passos, tendo como prioridades: formação empresarial; estimular a postura empreendedora; incentivar a criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica e aproximar o meio acadêmico do mercado.

Neste espaço, os empreendedores desenvolvem as bases de seu empreendimento sem ainda ter a empresa aberta juridicamente. Por um período de até dois anos, estas equipes recebem apoio para estruturação e validação do modelo de negócio.

A seleção de projetos para o HT é realizada de acordo com as regras estabelecidas nos editais específicos de Pré-Incubação, disponibilizados em Processo Seletivo.

O prazo de Pré-incubação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Benefícios oferecidos:

Capacitação Empresarial nas áreas de gestão, mercado, capital, tecnologia e comportamento empreendedor.
Network: Apoio na participação de eventos, como feiras, workshops e rodadas de negócio.
Infraestrutura e suporte operacional: recepção, segurança, serviços de limpeza, materiais de expediente e reprografia, Ambiente para reuniões e treinamentos, espaço de incubação, estacionamento.
Sistema de Qualidade: Disponibilização do sistema Bússola para auxilio na gestão do empreendimento, com indicadores de desempenho e grau de maturidade.
Suporte Tecnológico: intermediação de negócios tecnológicos entre as empresas incubadas e outras empresas e ICTIs parceiras.

Parque Científico e Tecnológico

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade Tecnologia Federal do Paraná, PCT-UTFPR, destina-se a promover o desenvolvimento científico e tecnológico da região de Cornélio Procópio, atraindo empresas que realizem pesquisa, desenvolvimento e inovação – PD&I -, invistam em seus produtos e processos inovadores, valorizando o desenvolvimento sustentável e apresentem plano de cooperação com os câmpus da UTFPR. Por definição o Parque Científico e Tecnológico é um complexo organizacional de caráter científico e tecnológico, que abriga Hotel Tecnológico, Incubadora de Inovação Tecnológica, empresas de base tecnológica, Núcleo de Inovação e Tecnologia e Centros de Pesquisa e Inovação, sendo agente promotor da cultura da inovação, competitividade industrial, capacitação empresarial e transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades, centro de pesquisa e empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional local e a geração de riquezas para a comunidade.

Localização, Estrutura e Investimentos Em um terreno de seis alqueires, que fica às margens da BR-369, na saída para Santa Mariana, em frente ao Parque de Exposições da Sociedade Rural, o Parque Científico e Tecnológico abrigará (a) área de Incubação de empresas, (b) ambiente destinado a Centro de Pesquisa, (c) Condomínio empresarial, (d) Centro de convivência, (e) Anfiteatro destinado a realização de eventos, e (f) Lotes para cessão à empresas com foco em Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I).

Com uma projeção de 10 anos e investimento inicial estimado em cerca de R$ 10 milhões, o projeto tem o apoio de diversos parceiros como o SEBRAE, FIEP, SETI, UENP, ACEP, a Prefeitura de Cornélio Procópio, além das famílias Gatti e Padovani, que doaram parte do terreno onde será instalado o PCT. O projeto em sua totalidade prevê investimento de 90 milhões de reais e depende de recursos que serão captados por meio de editais de fomento e emendas parlamentares individuais e de bancada.

Em 2014 o Conselho Universitário da UTFPR aprovou a regulamentação de instalação do PCT através da Deliberação 22/2014. O regulamento define a estrutura e o funcionamento do Parque, e a sua aprovação representa uma oportunidade para os demais câmpus da Universidade implantar outros PCT’s em suas respectivas regiões. Link para Regulamento: Deliberação 22/2014.

Conheça o Processo de Seleção

A seleção de empreendimentos é realizada de acordo com regras e procedimentos claros e objetivos, estabelecidos em edital específico sobre a oportunidade de participar do sistema de incubação ou pré-incubação.

Entre em Contato

Entre em contato conosco, qualquer dúvida sobre o processo de seleção, sobre os editais e os requisitos minimos para a incubação, não hesite em entrar em contato conosco.

IMG
ENTRE EM CONTATO

incubadora-cp@utfpr.edu.br

(43) 3133-3887

Rua do Expedicionários, 568, Cornélio Procópio - PR




© Copyright 2024 IUT –Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência BUZZ