Incubadora de Inovações da UTFPR-CP passa por Avaliação CERNE 1

A Incubadora de Inovações da UTFPR-CP recebeu nos dias 25 e 26 de setembro a visita da auditora Tânia Cretani, credenciada pelo Instituto Christiano Becker de Estudos sobre Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação para avaliação e certificação da incubadora na Metodologia CERNE.

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

A auditoria avaliou a conformidade das 33 práticas implantadas pela incubadora para certificação CERNE Nível 1. Após a verificação de todos os registros documentais, visita às instalações da incubadora e entrevistas presenciais, a IUT obteve 100% de conformidade e parecer favorável à certificação.

Agora, a Incubadora aguarda a apreciação do relatório e o parecer final do comitê técnico do Instituto Christiano Becker e da ANPROTEC.

Conforme os dados divulgados pela ANPROTEC, das 384 incubadoras em operação no País em 2017, apenas 17 obtiveram a certificação. Recentemente, outras 4 incubadoras obtiveram a certificação, mas ainda não constam na relação.

A lista das Incubadoras certificadas pode ser consultada no site da ANPROTEC.